Acetilação
Escola de Engenharia
Departamento de Engenharia Química – DEQ
Química de Processos Industriais
Síntese Industrial do Acetato de Etila por meio da Esterificação
Alunas:
Luísa Vieira França
Nayara de Almeida Pereira
10 de novembro de 2012
1. Resumo
O acetato de etila é um composto orgânico amplamente utilizado nas indústrias de solventes e de aromatizantes e flavorizantes. Esse éster pode ser produzido em larga escala através de uma reação conhecida como esterificação. Nesse processo, utiliza-se ácido acético e etanol como reagentes e, catalisando-o com ácido sulfúrico, obtém-se acetato de etila e água. A esterificação é uma reação reversível, por isso a operação industrial deve ser controlada com o intuito de deslocar o equilíbrio da reação no sentido da formação dos produtos para aumentar o rendimento do processo. Sendo assim, este estudo dirigido tem por objetivo descrever o processo de síntese do acetato de etila especificando os equipamentos utilizados, condições de operação, reagentes e produtos principais entre outras características importantes do processo.
2. Introdução 2.1. Ésteres e o acetato de etila
Os ésteres são compostos orgânicos cujas moléculas possuem o grupo funcional acilato (-COO) ligado a dois radicais orgânicos. A fórmula geral dessas moléculas orgânicas é RCOOR':
Figura 1: Fórmula geral de ésteres.
Os ésteres geralmente são sintetizados a partir de um ácido carboxílico e de um álcool por meio da substituição do radical -OH do ácido por um radical -OR.
Um éster de grande importância industrial é o acetato de etila, um líquido límpido e incolor de odor agradável e inflamável. Ele é miscível em hidrocarbonetos, cetonas, álcoois e éteres, mas pouco solúvel em água. Devido ao seu alto poder de solvência e por ter uma boa relação custo-benefício, possui ampla aplicação na indústria, tanto como aromatizante e flavorizante, quanto como solvente. É comumente empregado, por