Baraky
A companhia telefônica transporta praticamente todo o tráfego de voz na forma de sinais digitais ao invés de sinais analógicos. O sinal analógico é convertida para sinal digital amostrando-se a linha 8 mil vezes por segundo em uma resolução de 8 bits (64 mil bits por segundo). Praticamente todos os dados digitais, hoje, fluem via linhas de fibra ótica e a companhia telefônica utiliza diferentes denominações para se referir à capacidade de uma linha desse tipo.
Se o seu escritório possui uma linha de transmissão T1, significa que a companhia telefônica instalou uma de fibra ótica (uma T1 também pode vir através de fios de cobre). Uma linha T1 pode transportar 24 canais digitalizados de voz ou dados a uma taxa de 1,544 megabits por segundo. Se a linha T1 estiver sendo utilizada para conversas telefônicas, ela se conecta ao sistema telefônico do escritório. Já se estiver transportando dados, se conecta ao roteador da rede.
Uma linha T1 transporta cerca de 192 mil bytes por segundo, aproximadamente 60 vezes mais dados do que um modem residencial comum. Ela é também extremamente confiável, muito mais que um modem analógico. Dependendo de como está sendo utilizada, uma linha T1 geralmente comporta o uso de algumas pessoas ao mesmo tempo. Para navegação normal, centenas de usuários podem dividir tranquilamente uma linha T1. Agora, se esses usuários estiverem baixando arquivos MP3 ou arquivos de vídeo ao mesmo tempo, isso poderá ser um problema, mas isso não é muito comum.
Uma linha de transmissão T1 custa