Sintese Paralela de Esteres
Planejar, efetuar e preparar um éster a partir de informações dadas em aula pelo professor e técnicos do Instituto Mauá de Tecnologia.
2. Introdução
Os Ésteres são compostos orgânicos que apresentam fórmula geral R − COO − R1, com R e R1 como radicais orgânicos.
Os ésteres, nas condições ambientes, se apresentam como líquidos ou sólidos, dependendo da quantidade de carbono. Os primeiros membros da série, os que apresentam baixa massa molecular, são líquidos incolores, de cheiro agradável. No entanto, à medida que se aumenta a massa molecular, vão se tornando líquidos xaroposos, viscosos e gordurosos, até se tornarem sólidos (aspecto de cera), daí ocorre a perda de cheiro agradável. São compostos insolúveis em água, porém são solúveis em álcool, éter e clorofórmio. Como não apresentam pontes de hidrogênio, os ésteres têm ponto de ebulição menor que o dos álcoois e ácidos de mesma massa molecular.
A síntese de ésteres podem ocorrer através de reação entre um ânion carboxilato e um haleto de alquila, ou ainda, pela reação de esterificação de Fischer, à qual se tem dado maior ênfase devido à viabilidade de aplicação industrial para síntese de flavorizantes, os ésteres são compostos de destaque na indústria alimentícia. Nas indústrias que trabalham com aromas a esterificação de Fischer também é muito importante na síntese de ésteres de baixa massa molar, os quais podem ser facilmente caracterizados por possuírem aromas de frutas.
Em 1895, Fischer e Speier constataram que era possível a obtenção de ésteres através do aquecimento de um ácido carboxílico e um álcool na presença de catalisador ácido. Esta reação ficou conhecida como esterificação de Fischer, sendo um dos principais métodos utilizados na produção de ésteres.
Em geral, os ésteres, principalmente os de baixa massa molar, apresentam aromas agradáveis, estando presentes em frutas e flores. “Esses compostos possuem uma importante aplicação na esterificação, aromas, cotidiano indústria