Síntese de um sal duplo
Síntese de um Sal Duplo
Em nosso cotidiano, todas as vezes em que, falamos de sal, logo lembramos daquele condimento essencial para a nossa cozinha, aquele responsável pelo tempero salgado da nossa comida – o cloreto de sódio, conhecido também como sal de cozinha. Mas na química esse termo tem outro sentido. Para os químicos. “sal ” é todo composto capaz de se dissociar em água liberando íons, mesmo que em pequena quantidade, tendo pelo menos um cátion diferente de H+, ou um ânion diferente de OH-. Lembrando que cátions são as espécies químicas de carga positiva, e ânions de carga negativa.
Os sais podem ser divididos em três espécies: simples, duplo ou também conhecido como misto e o complexo. Onde neste relatório falaremos apenas do duplo.
Sal duplo
São constituídos por diferentes quantidades de íons, como, mais do que um cátion e um ânion, ou, um cátion e mais do que um ânion.
O sal duplo pode ser obtido através da cristalização conjunta de dois sais simples (com um íon em comum) por reação de um ácido poliprótico (ácido com mais de um íon H+, como por exemplo, o H2SO4) com duas bases diferentes, ou por reação de uma base polihidroxila (base com mais de um íon OH-, por exemplo, Al(OH)3) com dois ácidos diferentes.
Por exemplo, a reação de obtenção do sulfato de sódio e potássio:
KHSO4(aq) + NaOH à H2O + NaKSO4(aq)
KHSO4(aq) + Na2CO3 à NaKSO4(aq) + CO2(g) + H2O
KHSO4(aq) + Ca(OH)2 à CaSO4(s) + K2SO4(aq) + 2 H2O
Objetivo:
O objetivo da experiência é sintetizar um sal duplo e calcular a porcentagem de rendimento que foi obtido.
Materiais e Reagentes: alumínio, balança semi-analítica, béquer, hidróxido de sódio, bastão de vidro, argola, suporte universal, funil, pinça, lã de vidro, tábua de apoio, ácido sulfúrico, cuba de vidro, pedra de gelo, água gelada, papel de filtro, funil de Buchnner, etanol, placa de petri.
Procedimento Experimental:
Em um bequer colocou-se pedaços de papel alumínio picado e pesou-se na balança semi-analítica