Relatorio final inor 1
1. Introdução
Através de diversas reações químicas é possível se obter dos mais diversos tipos de materiais, um composto bem interessante obtido por certo processo de reações é o sal, ele pode aparecer na forma simples, dupla ou complexa e cada um deles possui algumas características próprias que os diferem um do outro, vistos que são todos sais.
Um sal simples é composto por apenas um ânion e um cátion, se houver mais, porém forem iguais, continua denominado como sal simples. Já um sal duplo, possui dois cátions ou dois ânions e um sal complexo é aquele estruturado em forma de complexo, com um íon complexante, localizado no centro da estrutura se ligando a vários outros elementos. Um sal complexo, quando em solução, mantém sua estrutura, diferente dos outros sais, que se ionizam e tornam-se estruturas menores, por exemplo, um sal duplo em solução gera sais simples e íons de seus elementos bem como os simples apenas se dissociam em íons.
Os sais possuem uma propriedade chamada hidroscopia, que é a alta capacidade de absorver água, como consequência dessa característica, é impossível obter qualquer sal em sua forma pura, sem qualquer vestígio de água, o que se faz é aquecê-lo após a síntese até que toda a água seja evaporada, assim obtém-se sua forma anidra, sem água. Por causa da absorção de água, o composto emite uma coloração azulada, mas ao aquecê-lo a substância passa a emitir uma coloração branca pela perda de água, e substituição da água no complexo por amônia, várias moléculas de amônia complexadas ao redor do Cu, mudando de uma tonalidade mais clara para outra mais escura, isso é melhor analisado ao observar o espectro de luz visível.
O processo envolvido nessa obtenção de sais é chamado de síntese, essa reação é um mecanismo de se obter compostos a partir de substâncias mais