sulfato de tetraminocobre
Objetivo: A aula experimental realizada na aula de Físico-química A teve como objetivo a síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado, a formação dos cristais e o cálculo do seu rendimento.
Introdução:
As reações químicas consistem de na alteração das propriedades físicas e químicas de determinadas substâncias – reagentes. Estes alteram-se e dão origem a novas substâncias – produtos.
Os produtos de reação podem ser obtidos através de reações de síntese – “duas ou mais substâncias se combinam para formar uma nova substância, mais complexa” ou podem ser obtidos através de reações de decomposição – a partir de uma substância complexa forma-se duas ou mais substâncias. No caso da síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado, esta é uma reação de síntese parcial – “os reagentes são substâncias elementares e compostas”. É com base nas reações de síntese que obtemos formação de sais.
Estes sais podem ser simples – o sal é formado apenas por um ião positivo e por um ião negativo. Podem ser sais duplos – o sal é constituído por mais do que um tipo de anião e um catião ou mais do que um tipo de catião e um anião. Um sal duplo pode ser obtido através da cristalização. Os sais ainda podem ser sais complexos uma vez que é constituído por um ou mais iões complexos e outros iões de carga elétrica contrária. O sal do sulfato de tetraminocobre (II) monoidratado é um sal complexo, caracteriza-se pela sua cor azul. A este composto também se pode designar de composto de coordenação, estes compostos são eletricamente neutros.
Uma reação sintética designa-se quando um produto de reação é criado pelo ser humano, em laboratórios. Estas técnicas de laboratório permite produzirem substâncias raras ou inexistentes. Geralmente, os produtos sintéticos obtêm-se a partir de uma sequência de reações químicas quase complexas e não pura. Para aumentar a sua pureza procede-se a várias operações. Quando o