Sulfato de tetraminocobre
Reacções de sintese são aquelas em que duas subtâncias reagem entre si para originar uma ou mais novas subtâncias. Quando o produto da reacção é obtido artificiamente pelo ser humano, dá-se o nome de produto sintético ou simplesmente sintético.
As reacções de síntese classificam-se em reacções de síntese total (os reagentes são substâncias elementares, exemplo: síntese do amoníaco) ou em reacções de síntese parcial (os reagentes são substâncias elementares e compostas ou só subtâncias compostas, exemplo: síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono.hidratado.
Normalmente, os produtos sintéticos não se obtêm a partir de uma só reacção, mas pela sequência de reacções químicas mais ou menos complexas e não são puros. Para aumentar a pureza há que proceder a diversas operações. Quando o produto sintético é sólido, essas operações podem ser dissoluções, lavagens, secagens e cristalizações.
Diz-se que um sal é complexo quando na sua constituição possui iões complexos.
Estes iões são formados por um catião metálico central, que por sua vez se encontra ligado a outras substâncias ou iões.
Com base nas reacções de síntese realizam-se sínteses de compostos orgânicos, obtendo a formação de sais. Se estes ao longo da reacção se combinarem com moléculas de água designam-se “ hidratados” . Relativamente a um Sal complexo, cujo é abordado nesta actividade temos que um ião complexo pode definir-se como sendo um ião que contem um catião metálico central ligado a uma ou mais moléculas ou iões (ligandos) que dispõem de pelo menos, um par de electrões de valência não partilhados. Associado está também o número de pares electrónicos aceites pelo átomo central. A ligação coordenada envolve pares de