Exemplo fichamento
A ENFERMAGEM COMO ARTE FUNDAMENTAL DE CURA DO HOMEM
“O homem enquanto máquina, objeto da medicina moderna, não é o homem em si”
“um ser que tem personalidade como ser social”
“o que deve ser tratado é o doente não a doença”
“círculo da enfermagem”
“núcleo-cura-cuidado”
“ama exaustivamente a vida”
O primeiro termo deve ser destacado como o modo em que a medicina moderna passou a olhar seus pacientes, intensificando o papel humanitário da enfermagem como arte de cura do homem como “um ser que tem personalidade como ser social”.
Analisando a terceira citação devemos destacar o papel da enfermagem nos cuidados com os pacientes de forma humanitária e única, na intenção de ajudar e tratar de pessoas em suas individualidades e necessidades próprias além da doença em si.
A arte que cuida do homem doente é a enfermagem. Mesmo quando esta doença não é curável ela alivia o sofrimento, isso reforça a expressão mencionada no parágrafo anterior.
“círculo da enfermagem” refere-se a “núcleo-cura-cuidado”, que é a ideia de que a enfermagem deve ser capaz de ajudar o doente na cura sua cura natural e na vontade de se curar por si próprio. Fornecer cuidados para que seu estado como ser humano seja o melhor possível sendo tratado por quem “ama exaustivamente a vida” e não o vê o trabalho como instrumento de gerar renda e lucros.
Referências:
Reiko, Masuda. Enfermagem. Cenas Junto ao Leito, 1996
Hall, Lidia E. Teórica da Enfermagem e seus Trabalhos,