Síntese de economia
Nós como indivíduos temos várias necessidades, e essas necessidades são crescentes e ilimitadas, porém nós possuímos uma renda insuficiente para satisfazer todas essas necessidades.
Assim como nós a sociedade também apresenta enormes e diversificadas necessidades, no entanto os fatores produtivos disponíveis para a produção não são suficientes para suprir as necessidades coletivas da sociedade.
Portanto , é necessário que esses fatores produtivos indisponíveis sejam empregados de forma que eles possam contribuir favoravelmente para eliminar, ou até mesmo amenizar os problemas tanto dos indivíduos quanto da sociedade.
Os problemas Econômicos Fundamentais
No nosso dia a dia encontramos a todo momento diversos problemas econômicos, ao assistirmos televisão, lermos um jornal, ouvirmos uma rádio e até mesmo através da internet vemos notícias relacionadas a problemas econômicos, assuntos como por exemplo, a renda dos nordestinos inferior a do paulista, os juros altos, redução do consumo de produtos devido ao seu preço elevado, a dificuldade de se conseguir um emprego nos dias de hoje, o salário mínimo e a deteorização nas contas do governo, carga tributária brasileira elevada, entre outros.
Para entender esses problemas deve-se primeiramente decidir o que produzir e a quantidade certa dessa produção, as escolhas dos produtos a serem produzidos dependem do lucro de cada empresário, opções de política econômica e as necessidades da sociedade.
Depois é preciso definir como produzir e para quem produzir, definir o destino da produção e como a sociedade participará dos resultados dessa produção.
A economia e os seus problemas baseiam-se na escassez de recursos produtivos, por isso é necessário definir o que produzir, como produzir e para quem produzir.
A Lei da Escassez de Recursos
A economia está voltada na busca para produzir o máximo de bens e serviços com os recursos ilimitados disponíveis. O nossos desejos materiais são ilimitados