SINTESE SOBRE O DOCUMENTÁRIO - HISTÓRIA DA INFLAÇÃO NO BRASIL. ECONOMIA ANOS 80.
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICA
CURSO DE DIREITO
COMPONENTE CURRICULAR: ECONOMIA POLÍTICA REGIONAL
PROFESSOR:
ACADÊMICO:
SINTESE SOBRE O DOCUMENTÁRIO - HISTÓRIA DA INFLAÇÃO NO BRASIL. ECONOMIA ANOS 80.
O documentário dirigido por Roberto Stefanelli tem duração de 58 minutos e analisa os acontecimentos econômicos dos anos 1980. O documentário nos conta relatos de pessoas que tiveram papel de destaque no cenário da hiperinflação, que chegou a mais de 80% ao mês no final do governo de José Sarney.
O governo Sarney decretou a mudança da moeda para cruzados além de congelar preços e salários. Em 1986, quando o plano cruzado foi à primeira tentativa mais organizada de enfrentar a inflação naquela época.
A economia brasileira na década de 80 passou pela experiência de vários planos de estabilização, neste período, o Brasil bateu todos os recordes de inflação em todo o mundo, superando até mesmo a Alemanha, que passou por duas guerras mundiais.
O documentário mostra a situação dos brasileiros que eram obrigados a sair correndo para os supermercados depois de receber o salário, com medo de que aumentasse os preços devido à inflação, à população tinha um consumo muito acelerado dado a um ganho de poder aquisitivo, após a mudança da moeda. Nisso a economia não conseguiu produzir o suficiente, embora os preços tivessem congelados, a inflação voltou, ficou evidente que precisava de ajustes, para a economia já era tarde, porém para a política ainda era muito cedo.
Em 1994 após a normalização da economia com Itamar Franco na presidência ele mudou a moeda para o real e fixou a taxa de cambio de um real para um dólar. Com o Itamar no governo o plano real não houve congelamento, teve controle das contas públicas, criou o fundo social de emergência, que na prática era uma redução direta da capacidade de algumas verbas, a economia passou a crescer com instabilidade. Após a crise de 1999 onde houve