Economia e funcionamento social Quadro síntese Smith, Ricardo e Marx
Curso: Ciências Sociais
Módulo: Classes sociais e funcionamento social
Tema: Economia e funcionamento social: fundamentos
Data: 07/06/2011
Prof. Luci Praun
Aline de Sousa -193132
Atividade
Quadro síntese Smith, Ricardo e Marx
Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx admitem que o trabalho humano gera valor. A partir dessa perspectiva esses autores estão centralizados no debate sobre economia política clássica e estabelecem a teoria valor-trabalho, realizaram tese a fim de esclarecer as seguintes questões:
SMITH – Qual a origem da riqueza das nações?
RICARDO – Como a riqueza produzida é dividida entre as diferentes classes?
MARX – Como se produzem as condições de produção capitalistas?
Representantes
Origem do processo de acumulação
Principais teses apresentadas sobre a economia
Escola
Clássica
Imagem 1
A teoria valor-trabalho caracteriza-se com o aumento da produtividade que resulta na divisão de trabalho, a tendência à troca que os indivíduos têm, ampliam o mercado gerando mais riqueza. A redução da intervenção estatal e a competição do setor privado levariam a regulação de preço do produto que é determinado pela procura e oferta, o mercado auto-regulador (mão invisível) aponta o caminho e as condições de aumento da riqueza levando o homem ao progresso.
O marco de Adam Smith é a publicação do livro A Riqueza das Nações, vai entender os mecanismos que geram desenvolvimento econômico em longo prazo, propõe o conceito de riqueza recusando a concepção fisiocrata, afirma que toda riqueza está constituída no trabalho humano. Adam Smith considerado pai do liberalismo econômico verificará que na sociedade capitalista a troca está presente entre o capital e o trabalhador assalariado, os trabalhadores vendem o trabalho, esse excedente é divido entre salário, lucro e renda. A produtividade, a divisão do trabalho, a propensão à troca, as relações