Sintese economia capitulo 4 plt
4.2 Conceitos básicos da teoria da produção
4.2.1 Produção
Produção e o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. O conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos, e materiais, mas também a serviços, como transportes, atividades financeiras, comercio e outras atividades.
No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados, de forma a produzir o bem ou serviço final.
Se a partir da combinação de fatores, for possível produzir um único produto (ou output), teremos um processo de produção simples, se for possível produzir mais de um produto, teremos um processo de produção múltiplo, ou produção múltipla. A escolha do seu método de produção depende da sua eficiência.
Um método pode ser considerado tecnicamente eficiente quando, comparado com outros métodos, utiliza menor quantidade de insumos para produzir uma quantidade equivalente de produto. A eficiência econômica esta relacionada ao método mais barato de produção relativamente a outros métodos, a partir da mesma quantidade do produto.
4.2.2 Função de produção
O empresário, ao decidir o que, como e quanto produzir, com base nas respostas do mercado consumidor, modificara a quantidade utilizada dos fatores, para com isso variar a quantidade produzida do produto. A função de produção e a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção em determinado período de tempo.
Q=F(x1, x2, x3,......)
Em que:
Q e a quantidade produzida do bem ou serviço em determinado período de tempo;
(x1, x2, x3.....) identificam as quantidades utilizadas de serviços de produção;
F indica que q depende de x1, x2, x3,....., ou seja, e uma função da quantidade de insumos utilizados.
4.2.3 Fatores fixos e fatores variáveis de produção > curto e longo prazos
Na teoria econômica geral, e