Síntese de complexos de níquel
SÍNTESE DE COMPLEXOS DE NÍQUEL
Joelmir Luis Jahn
Professor
Caxias do Sul/ RG 29 de novembro de 2012
Sumário:
1.Introdução.............................................................................................................3.
Objetivos.................................................................................................................4.
Parte Experimental..................................................................................................4
Materiais.................................................................................................................4.
Reagentes e solventes..............................................................................................4
Métodos...................................................................................................................4.
Resultados e Discussão............................................................................................4.
Conclusão................................................................................................................6.
Referências Bibliográficas.......................................................................................7
1-INTRODUÇÃO
O elemento de transição Níquel (Ni), isolado pela primeira vez em1751, é duas vezes mais abundante que o cobre na crosta terrestre, apresenta cor branca prateada com tons amarelos e possui como característica marcante a capacidade de se transformar em um imã quando em contato com campos magnéticos. Possui relativa resistência à oxidação e à corrosão, é mais duro que o ferro e forma ligas de diversas utilizações na indústria. Em solução aquosa, o metal apresenta estado de oxidação 2+, o mais comum.
O íon Ni2+ encontra-se coordenado às moléculas de água em uma geometria octaédrica, formando o íon complexo [Ni(H2O)6]2+, de cor verde.
.O níquel é muito utilizado para melhorar as propriedades da maioria dos metais e