Estrutura
No dia 01/09/2012 eu e a turma NA7 da Universidade Anhembi Morumbi fomos até o centro de São Paulo para conhecer o terreno (Rua Florêncio de Abreu e Av. Prestes Maia) do nosso próximo projeto proposto (projeto multifuncional de programa habitacional, cultura, lazer e serviço) e algumas habitações.
O roteiro foi: Visita ao terreno de projeto, visita a conjunto habitacional em obras na Rua Brigadeiro Tobias, visita à ocupação organizada pelo movimento ULC (Unificação das Lutas de Cortiços), na Rua Maria Domitila, visita a empreendimento concluído e habitado, um edifício reformado através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).
Sobre o terreno que vai ser o nosso projeto observei que ele de bom tamanho, e não achei o desnível um problema, acho que vai ser tranquilo lidar com ele. Reparando na linha horizontal do entorno concluo que fazer um edifício alto não interfere na paisagem nem na iluminação natural, acho que a maior preocupação é com os acessos, pois de um lado temos uma rua com comercio e do outro trafego intenso.
No caminho passamos pela obra do Condomínio Novo Horizonte, obra do governo, achei a compacta e completa, com escadas e acessos entre os edifícios no centro.
Na ocupação organizada pelo movimento ULC tivemos a presença do organizador do movimento, o Sidnei fiquei muito impressionada com a maneira de trabalho do movimento, não imaginava que era tão complicado conseguir a moradia e nem que o movimento fosse organizado. Eles têm um sistema de reuniões e controle por carteirinhas e é uma rede bem grande, com muita influencia na área politica e com uma historia de luta. Sobre esse terreno a programação é de que as obras comecem em outubro desse ano. O terreno é grande e possibilita a criação de uma boa habitação.
Concluo que na região do centro esse tipo de projeto se enquadra muito bem, pois é uma região que tem uma concentração de trabalhadores e a qualidade das habitações da região é muito ruim, levando em