Metodos e sintese de complexos de Niquel
Apenas 0,01% da massa da crosta terrestre corresponde ao níquel, ou seja, é um elemento raro na natureza. Seu principal minério é a pentlandita (FeS.NiS). A obtenção do níquel puro a partir do minério é feita em duas etapas. A primeira o NiS é submetido a um processo chamada de ustulação, em que é produzido o óxido de níquel:
Aquecimento 2NiS(s) + 3O2(g)
----------------->
2 NiO(s) + 2SO2(g) Em seguida o óxido de níquel formado é submetido a nova reação, desta vez de redução: Aquecimento NiO(s) + C(s)
----------------->
Ni(s) + CO(g) O níquel metálico é prateado, brilhante, maleável e dúctil. Aproximdamente 70% da produção mundial desse metal é utilizada na produção de aços especiais. A adição de pequenas quantidade de níquel aumentam consideravelmente a resistência mecânica do aço. Outra propriedade do níquel é sua capacidade de proteger superfícies metálicas da corrosão, processo conhecido como niquelação. Ele atua de forma semelhante ao crômio, passivando a peça e protegendo-a da corrosão. Objetos de cobre e latão também podem ser niquelados, com a vantagem de ganharem uma superfície altamante brilhante. O níquel também é usado como catalisador nas indústrias química, farmaceútica e alimentícia. Serve também para fazer muitas outras ligas, além dos aços especiais. O metal monel, com cerca de 65% de níquel, 32% de cobre e pequenas quantidades de ferro e mangânes, é uma liga altamente resistente à corrosão, largamente empregada em laboratórios e indústrias. O material usado para cunhar moedas é também uma liga de níquel, geralmente com cobre.
O níquel metálico é um material ferromagnético, quando apresenta estrutura cúbico de face centrada, e este metal em escala de tamanho nanométrica tem atraído muita 20 atenção devido às aplicações em mídias magnéticas para gravação e como catalisadores em uma série de reações químicas. [60,61] Como o níquel