Síntese " compromisso do profissional professor com a sociedade"
Por Moacir Gadotti
“Qual o compromisso do profissional professor com a sociedade.”
SÍNTESE:
Educação e Ordem Classista
“É-me, portanto, impossível apresentar hoje esta obra sem mencionar sua volta do exílio. O exílio não marcou, de forma alguma, o seu pensamento de mágoa ou de nostalgia doentia. Onde quer que tenha trabalhado, saindo do país, - no Chile, nos Estados Unidos, na Suíça ou na África – sua teoria e sua práxis estão carregadas de otimismo, certamente um otimismo crítico, levando mensagens de esperança, certo de estar combatendo ao lado daqueles que são os portadores da liberdade, os oprimidos.”
O autor do prefácio menciona que mesmo exilado, Paulo Freire não mudou a sua maneira de pensar característica, carregada de otimismo crítico e esperança. Ressalta também sua prática teórica e práxis muito fortes, ficando marcado nesta época pós golpe militar como “Pedagogo dos Oprimidos”.
“Paulo Freire combate a concepção ingênua da Pedagogia que se crê motor ou alavanca da transformação social e política. Combate igualmente a concepção oposta, o pessimismo sociológico que consiste em dizer que a educação produz mecanicamente a sociedade. Nesse terreno em que ele analisa as possibilidades e as limitações da educação, nasce um pensamento pedagógico que leva o educador e todo profissional a se engajar social e politicamente, a perceber as possibilidades da ação social e cultural na luta pela transformação das estruturas opressivas da sociedade classista.”
Ele ressalta também a importância do educador compreender e desenvolver a política nos seus ensinamentos, não partidária, mas sim sociopolítica e formadora de opiniões, que compreendam o mundo fora dos limites territoriais das escolas e universidades, onde este adquire a responsabilidade de formar uma sociedade que não só queira o diálogo, mas que saiba usar do ato do “conflito”, a fim de desoprimir àqueles que se fecharam nas tradições da Pedagogia de até pouco tempo atrás.
O