A importância da gestão do conhecimento na elevação da qualidade de ensino
Karen Garanhani Salcedo
R.A 911125689
Resumo: ressalta-se neste estudo da gestão educacional o papel primordial do pedagogo ao harmonizar e direcionar o processo pedagógico, viabilizando uma prática significativa ao disponibilizar os meios pelos quais os docentes consigam pesquisar, refletir e reinventar sua práxis constantemente, tendo na formação continuada uma ferramenta de emancipação humana e profissional, pois na medida em que os profissionais da educação apropriam-se de novos conhecimentos, estes aprimoram sua visão de mundo elaborando novas técnicas e procedimentos, enriquecendo a prática em sala de aula e proporcionando a elevação da qualidade de ensino.
Palavras - chave: Gstão do conhecimento. Qualidade de ensino. Formação continuada.
INTRODUÇÃO
Na atualidade o âmbito educacional encontra-se mergulhado em ações reprodutivas e acríticas. Sendo o Pedagogo o gestor do conhecimento, este poderá tecer estratégias viabilizando a contínua formação dos docentes nas instituições de ensino. Então, faz-se necessária a reflexão: Como a formação continuada contribui na elevação da qualidade de ensino? Tanto fora do contexto escolar, quanto dentro deste, a contínua busca pelo conhecimento possibilita o aprimoramento da competência dos profissionais da educação envolvidos em processos de ensino?
O objetivo para a realização do presente estudo é chamar a atenção dos profissionais da área educacional sobre as situações de desânimo entre docentes que atuam com alunos de Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental, adotando atitudes de cópias de livros didáticos, sendo meros reprodutores de idéias alheias ao adotar uma postura acrítica e de comodismo. Como afirma Rios (2005, p.24) “O mundo é do tamanho do conhecimento que temos dele. Alargar o conhecimento, para fazer o mundo crescer, e apurar seu sabor, é tarefa dos seres humanos. É tarefa, por