Trbalho
Micros e parasito.
I.M.L.K
Profº: André
Aluno: Luiz Carlos Baptista dos santos
Matéria: Micro e Parasito
Curso: Enfermagem
História das Lentes
Citam os historiadores que no século XV, era moda entre os juízes esconder o olhar e encobrir as reações que lhes produziam os relatos expressados pelos réus, advogados e promotores, e utilizavam para isto cristais fumes. Dessa forma mantinham à margem de tornar publicas suas expressões, o que evitava também que nas entrelinhas, os autores e réus dos juízos não pudessem se aproveitar e acomodar os relatos de acordo com as expressões que viam no magistrado. Os cristais fumes eram de enorme ajuda para que os juízes também pudessem manter imparcialidade ante o júri e a deliberação deste, já que não tinham sido influenciados pelas reações do magistrado.
E foi antes de se formularem as leis da óptica, que os chineses já dominavam a arte de produzir lentes simples manufaturando cristais de quartzo e outros materiais, inclusive armações de diferentes materiais, como o carey (este material era retirado das escamas da tartaruga de carey, em finas camadas, que após o polimento adquiria um brilho e transparência muito apreciados). Alguns destes óculos eram para fins ornamentais e outros para fins medicinais.
Nos escritos de Confúcio, 500 anos a.C., já mencionava ter aliviado a visão de um sapateiro com o uso de lentes. Também se afirma que Roger Bacon (1214-1294), em 1276, os descreveu encarecendo suas bondades curativas para os anciãos de vista fraca. O veneziano Marco Pólo, visitou a China clássica, em 1270 e encontrou pessoas que usavam aqueles ornamentos.
Mas sabe-se que os primeiros óculos foram fabricados pelo italiano Salvino D'Armato em 1285. Uma inscrição lapidária no sepulcro em Florença o atesta.
O escrito diz:
- "Aqui jaz Salvino D'Armato de Amati de Florença. Inventor dos Óculos. Deus perdoe os seus pecados. A. D. 1317".
- Tudo isto se refere a fabricação ou construção dos óculos, pois não