Síndrome X Fragil
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
JANSEN RAPHAEL C DE ALMEIDA
MARCELA ROSSI A DOS SANTOS
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS COM NESCESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
IBIRITE
2013
JANSEN RAPHAEL C DE ALMEIDA
MARCELA ROSSI A DOS SANTOS
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS COM NESCESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Projeto de Monografia apresentado à Banca de Qualificação do programa de Graduação em licenciatura do curso de Educação Física da Fundação Helena Antipoff como exigência parcial para obtenção do titulo de licenciado.
Orientador: Ms. Marcus V. G. C. Vieira
IBIRITE
2013
INTRODUÇÃO
Compreendemos que a educação, assim como a Educação Física tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento cognitivo e físico do aluno, a partir de vivências corporais, através do jogo, da dança, das lutas e dos esportes (PALMA E LEHNHARD, 2012).
Pensar a educação em pleno século XXI espera-se uma atitude crítica, onde é preciso situar a importância na totalidade dos desafios e incertezas. A educação inclusiva nos remete a pensar qual é a concepção de educação e do papel da escola no mundo atual (PALMA E LEHNHARD, 2012; OLIVEIRA, 2002).
A escolha do tema partiu de uma vivência de estágio, realizado na Educação Infantil, sobre a orientação do Ms. Agnaldo Silva, onde na turma fazia parte do grupo de discentes, um aluno com a Síndrome X Frágil, trazendo um desafio para a sua inclusão e permanência durante as práticas de Educação Física.
A Síndrome do X Frágil se enquadra no quadro patológico, na deficiência mental de origem hereditária, causada por aberrações cromossômicas, neste caso em concreto no cromossoma X (AZEVEDO, 2011).
Azevedo (2011), afirma que esta síndrome é semelhante com a deficiência mental em diversos