Síndrome do X Frágil
A Síndrome do Cromossomo X Frágil é causada pela mutação do gene denominado FMR 1, localizado no cromossomo X. O cromossomo X apresenta uma falha na porção subterminal de seu braço longo (Xq27.3) quando suas células são cultivadas em condições de deficiência de ácido fólico ou que afetem o metabolismo das bases nitrogenadas necessárias para a síntese do DNA, Esse cromossomo é denominado X frágil - fra(X). As pessoas afetadas por essa síndrome apresentam algumas características físicas próprias que podem aumentar conforme for ficando mais velho: Face alongada, orelhas grandes e em abano, mandíbula proeminente, testículos aumentados.
Alguns ainda podem apresentar algumas características como:Hipotonia muscular, comprometimento do tecido conjuntivo, pés planos, palato alto, prolapso da válvula mitral, prega palmar única, estrabismo, escoliose, calosidade nas mãos.
A característica mais evidente de uma pessoa afetada por essa síndrome é o atraso no desenvolvimento. Os indivíduos portadores dessa síndrome podem apresentar algumas outras características como: Excelente memória, bom vocabulário, habilidade para leitura, facilidade na identificação de sinais gráficos e logotipos, uso de jargões e frases de efeito, seguem