Síndrome de Visão de Computador (CVS)
A Síndrome de Visão do Computador (Computer Vision Syndrome) é caracterizada pelo cansaço visual associado ao prolongado uso do computador.
O desenvolvimento desta doença é favorecido pela combinação de problemas visuais congênitos (Miopia, Presbiopia, Hipermetropia, etc.), condições inadequadas de uso (iluminação e posição) e hábitos de uso do computador impróprios (por horas sem descanso). Depois de longas horas no computador, algumas pessoas também poderão ver as cores alteradas. Objetos brancos ou pretos parecerão tingidos.
Alguns dos sintomas da CVS são: olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos ou lacrimejando, como também fadiga, sensibilidade à luz, sensação de peso das pálpebras ou da fronte e ainda dificuldade em conseguir foco. Outros sintomas podem ser: enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.
Os monitores são compostos por minúsculos pontos (pixels), nos quais, o olho não consegue foco. O usuário tem que "focar e refocar" para manter as imagens bem definidas, resultando assim, na tensão dos músculos do olho e depois do uso prolongado do computador, diminui-se a frequência de piscar, que causa olhos secos e doloridos e resulta na dificuldade de focar e em dores de cabeça e no pescoço.
Não há evidências que indiquem que os computadores causam problemas de visão, o que faz com que ocorram problemas são as condições externas relacionadas à tela do computador, como: falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor, tela suja e problemas oculares pré-existentes.
A CVS pode ser prevenida com algumas medidas que podem reduzir o cansaço visual como:
Posicionar o monitor entre 50 e 60 centímetros dos olhos;
O topo do monitor deve estar na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo;
Iluminar bem a sala do computador;
Minimizar os reflexos na tela, alterando a posição do monitor ou das luzes;
Evitar o ofuscamento. Cuidado com luzes incidindo direto sobre os seus