Coca
Este artigo trata do mau uso do computador em um ambiente de trabalho resultando em vários problemas para a saúde, podendo ser problemas físicos e psicológicos. Esses problemas surgem normalmente com o tempo excessivo e posição incorreta de uso. Dentre os principais problemas estão a LER/DORT, que é o problema mais comum de afastamento de um funcionário, síndrome da visão do computador, stress, sedentarismo, problemas na coluna, entre outros. Veremos no artigo uma breve explanação sobre cada doença, sintomas e algumas dicas de prevenção.
Introdução
Nos dias de hoje os computadores estão presentes na vida de qualquer pessoa, elas estão usando excessivamente e sem seus devidos cuidados, isto acontece pela praticidade e interação que o computador nos proporciona, chegando até a causar dependência. Esses problemas são o foco para a ergonomia, uma das soluções para alguns desses problemas.
LER/DORT
Lesões por esforços repetitivos ou doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho é a doença mais comum entre os usuários de computador. O constantes movimentos repetidos sem repouso suficiente podem causar danos ao corpo, surgem então várias doenças que são chamadas de acordo com a localização da inflamação, essas patologias podem ser:
Tendinite: É a inflamação aguda dos tendões dos músculos flexores, bastante comum nos punhos, cotovelos e joelhos. Para realizarmos um movimento, o que acontece é uma contração do músculo e um esticamento do tendão, quando este movimento é frequente acaba lesionando o tendão, causando o sintoma de dor local.
Tenossinovite: É bem semelhante a tendinite a única diferença é o local da inflamação, que é na bainha sinovial que envolve o tendão, sua localização é perto do osso, é mais comum nos dedos das mãos.
Bursite: Inflamação da bursa, bolsa que contém um líıquido que envolve os tendões e serve como amortecedor entre o músculo e o osso. Normalmente ocorre nos ombros, local onde