Biologia
1 FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA
Para a obtenção de energia, as células que possuem mitocôndrias realizam todo seu processo de oxidação de nutrientes na matriz mitocondrial.
Morfologicamente, a mitocôndria é uma organela que possui 2 membranas, uma interna, que crias várias pregas ou dobras que são denominadas cristas mitocondriais, nelas estão localizadas as cadeias transportadoras de elétrons ou cadeias respiratórias. Uma membrana externa que comunica-se com o citoplasma da célula e que ancora várias moléculas que são transportadoras, proteínas, que permitem a entrada e saída de nutrientes específicos de uma organela para a outra.
Figura 1 – Modelo Esquemático de Célula Eucariótica Animal.
A mitocôndria, em sua matriz, região central, possui várias vias metabólicas de oxidação. Logo, todos os nutrientes irão ser degradados, ou oxidados, no interior da matriz desta organela e os produtos desta oxidação deverão adotar um caminho em comum, a Cadeia Respiratória ou Cadeia Transportadora de
Elétrons (CTE).
Como a CTE funciona? A partir de Coenzimas oxidadas que existem na mitocôndria: o FAD e o NAD.
Figura 2 - Modelo esquemático da estrutura de uma mitocôndria.
Vamos começar pelo NADH, esta coenzima é chamada de nicotinamida adenina dinucleotídeo, tal molécula é um derivado ativo da vitamina NIACINA. Quando ingerimos esta vitamina nosso corpo a transforma em NAD, que é sua forma biologicamente ativa, e que tem como função ser uma coenzima de processos enzimáticos, fazendo o transporte de prótons e elétrons para as reações em que participa.
Existe na sua forma reduzida (NADH) ou oxidada (NAD).
O FADH, é também uma coenzima, derivado da vitamina FLAVINA, que dentro da célula é transformada em Flavina Adenina Dinucleotídeo (FAD). Tem a mesma função que o NAD, porém atua em reações distintas. Existe na forma de FAD, oxidada, e FADH, sua forma reduzida.
Estas coenzimas atuam junto a matriz da mitocôndria, onde capturam os prótons e os