síndrome de Pierre robin
ANALISE : CARACTERÍSTICAS ACÚSTICAS DA OCLUSIVA GLOTAL
ASSOCIADA À SEQUÊNCIA DE PIERRE ROBIN:
ESTUDO DE CASO
TERESINA-PI
2014
JOSELENE
NÁDJA SOUSA
ANALISE : CARACTERÍSTICAS ACÚSTICAS DA OCLUSIVA GLOTAL
ASSOCIADA À SEQUÊNCIA DE PIERRE ROBIN:
ESTUDO DE CASO
TERESINA-PI
2014
RESUMO
Trata-se de um artigo do tipo estudo de caso, foi aceito pela revista CEFAC em 2011, porém só foi publicado em 2013. É um artigo destinado ao publico da área de saúde em especial fonoaudiologia.
Inicialmente as autoras do artigo abordaram sobre a Síndrome de Pierre Robin e suas alterações estruturais de face e quais os prejuízos estas alterações trariam para a fala, abordando conceitos e mostrando de acordo com a literatura como acontece a produção da fala de acordo com a fisiologia deste paciente onde esta analise é afeita através da percepção acústica.
Logo após as autoras apresentaram o caso, abordando os seguintes pontos: trabalho foi realizado no Centro de Estudos da Educação e Saúde da UNESP, Campus de Marília, submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP, Campus de Marília, sob o número 2011-35 e considerado sem risco. Participou deste estudo, uma criança de 5 anos, do sexo feminino, falante do Português Brasileiro (PB), com SPR e com FP corrigida cirurgicamente (palatoplastia primária) com 1 ano e 6 meses de idade. A participante deste estudo apresentava, na ocasião da coleta de dados, oclusiva glotal em substituição às oclusivas velares, de acordo com sua avaliação fonoaudiológica. Nenhum procedimento terapêutico com enfoque nessas consoantes foi realizado previamente à realização desse estudo. A criança não apresentava outros problemas na fala e ou auditivos na ocasião da coleta de dados desse estudo.
Os seguintes procedimentos foram realizados para caracterizar as oclusivas glotais apresentadas pela criança: (a)