lábio palatina
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO- UNISULMA
CURSO DE NUTRIÇÃO
OSELMA DOS REIS MELO
DIETOTERAPIA: Lábio-palatino e Amigdalectomia
Imperatriz-MA
2014
OSELMA DOS REIS MELO
Imperatriz-MA
2014
ATIVIDADE DE FISIOPATOLOGIA E DIETOTERAPIA
1°QUAL A DIETOTERAPIA PRECONIZADA PARA AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM FISSURA LÁBIO-PALATINA (LÁBIO LEPORINO)? COM ABORDAGEM Á INTERVENÇÃO CIRÚRGICA.
CONCEITO DE FISSURA LÁBIO-PALATINA (LÁBIO LEPORINO): As fissuras labiopalatinas são anormalidades de ordem congênita, caracterizadas pela apresentação de espaçamento anormal no palato, alvéolo ou lábio, atingindo estruturas faciais como nariz, gengiva e dentes. Representam uma categoria importante de defeitos congênitos, devido à sua alta morbidade, à elevada freqüência na população e à significativa interferência que causam no desenvolvimento global dos indivíduos afetados; a incidência é maior na etnia amarela e menor na negra.
CLASSIFICAÇÃO DE TIPOS DE FISSURA LÁBIO-PALATINA:
1 - Fissura pré-forame incisivo: são as fissuras labiais unilateral, bilateral e mediana.
2 - Fissura pós-forame incisivo: são fissuras palatinas, em geral medianas, que podem situar-se apenas na úvula, palato e envolver todo palato duro.
3 - Fissuras transforame incisivo: são os de maior gravidade, unilaterais ou bilaterais, atingindo lábio, arcada alveolar e todo palato
PROBLEMAS RELACIONADOS À ALIMENTAÇÃO NOS PRIMEIROS
DIAS DE VIDA DA CRIANÇA:
ORIENTAÇÕES:
Para evitar complicações no processo de alimentação do lactente fissurado, algumas recomendações são apontadas como:
* Manter a criança sempre seca e confortável;
*Lavar as mãos;
*Fazer higiene oro nasal com cotonete molhado em água fervida, antes e depois da alimentação, para que se evite a permanência de resíduos e partículas de leite na região, e evitar