De Anima - Aristóteles
Aristóteles
1) O que é enteléquia?
É a forma do corpo que constitui possíveis operações do próprio, ou seja é o ato primeiro do corpo.
Para Aristóteles a alma é metafísica, isto é, transcende o físico. Todas as coisas possuem forma e matéria, onde a forma é a enteléquia, ou ato.
2) O que é alma?
É, para Aristóteles a enteléquia , ou seja a forma do corpo que constitui o conjunto de operações por ele realizada. É a causa do corpo vivente, o princípio dos seres viventes.
3) Fale sobre:
1) Alma vegetativa
2) Alma sensitiva
3) Alma racional
Alma vegetativa - É o princípio mais elementar da vida, ela governa a geração (reprodução), a nutrição e o crescimento.
Como a alma está dividida em partes, a alma vegetativa é a parte da alma que nutre a alma.
Alma sensitiva - É a parte da alma que possui a sensação, o apetite, o movimento, ou seja, os sentidos.
Ela recebe as formas sensíveis sem a matéria: O apetite por exemplo é um desejo e esse desejo faz gerar um movimento. Na verdade é esse apetite que é posto em movimento pelo objeto desejado, então o apetite e o movimento dependem da sensação.
Alma racional - É a parte da alma com o qual se pensa e conhece. É a parte da inteligência. A parte racional da alma vem de fora, ela é o intelecto e só o intelecto é divino e permanece somente no homem ( só o homem é um ser racional ) e por toda a sua vida.
O problema da Cientificidade (Japiassú)
Texto procura defende a cientificidade da psicologia.
Mas como fazer ciência da psicologia, sendo que seu objeto é a alma e esta por fim não pode ser mensurada, analisada cientificamente, e que não há método para se estudá-la?
É uma epistemologia, isto é, é um estudo da ciência com base em dados, hipóteses e teses, mas todas muito subjetivas e por isso esses dados, essas hipóteses e essa comprovação não são ciência, e sim uma episteme, um estudo crítico.
O problema psicológico não é feito para os métodos e sim os métodos são feitos para o