Resenha de TIMEU - Platão e De Anima - Aristóteles
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Resenha dos textos: Timeu, de Platão e De Anima, de Aristóteles.
1-Timeu
O diálogo de Timeu não tem data de surgimento exato estipulada. Levando em conta que ao abordar a data de uma obra com uma estrutura desta natureza, deve-se, antes de mais, considerar que este aspecto deve ser entendido sob dois pontos de vista distintos: o da data dramática, isto é, a altura ou época da ação narrada; e do outro lado, a da data real de composição, que seria a mesma coisa que dizer quando foi realmente escrita a obra. Assim estipulasse que o diálogo data de mais ou menos 360 a.c..
Platão como autor deste diálogo, seleciona quatro personagens que em algum ponto do texto se manifestam, uns mais, outros menos, sendo eles Timeu, Sócrates, Crítias e Hermócrates. O texto é iniciado com a contribuição de todos os filósofos acerca das temáticas abordadas, mas logo foca-se somente no discurso de Timeu. Estas temáticas abordadas são sobre a origem do universo, do mundo, do homem e dos demais seres, e através das falas dos personagens é reunido um conjunto de argumentos lógicos acerca destes temas.
Para chegar a uma explicação de como o universo e tudo e todos que o compõem tem origem do Intelecto, utilizaram de conhecimentos como a música, astronomia e principalmente a matemática. Sem deixar de lado a distinção daquilo que está sujeito ao devir – que nunca chega a ser – daquilo que de fato é. Mostrando como cada um é aprendido diferentemente, sendo o primeiro através dos sentidos e o segundo pelo pensamento e razão. Assim, de maneira ampla diz-se que o objetivo do texto é diferenciar o mundo inteligível do mundo sensível através de um longo processo filosófico.
1.2 - Antecedentes cosmológicos
O texto do Timeu fala sobre a constituição do mundo sensível e, posteriormente, dos seres que o habitam com particular evidência para o Homem. Considerando que este seja o centro do qual gira toda a