CRAS – CENTRO DE REFERÊCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Aluno
Tutor(a) Externo(a):
Nome da Insituição de Ensino
Curso: – Turma:
Semestre: - Ano:
RESUMO
Os cidadãos usufruem de uma cidadania imaginária e aparente, existem inúmeros sonhadores, imaginando por aí uma vida justa, com seus direitos protegidos, suas garantias asseguradas, e o mínimo de dignidade ofertada para desfrutarem em paz. O objetivo deste trabalho é detalhar essa engrenagem chamada CRAS, que produz a Cidadania e os Direitos Humanos com base em leis, e uma vez que esta engrenagem seja exposta, poderemos então entendê-la, fazer parte dela, produzi-la, enfim, ser um cidadão de bem.
PALAVRAS-CHAVE: Engrenagem. Direitos Humanos. Cidadania. 1 INTRODUÇÃO
A base de todos é a família, pois ela é frágil como um papel, é o mais perfeito indicador do desenvolvimento de uma nação. Revela melhor a realidade do que o ritmo de crescimento ou a renda per capita de um país. A família é o elo mais importante e exposto da cadeia social, se um país é uma árvore, a família é a raiz. E está para o progresso social e econômico como a semente para a plantação. Nenhuma nação conseguiu progredir sem investir em suas famílias. Por um motivo simples: ninguém planta nada se não tiver uma semente.
É necessário exercer a cidadania, pois ela não brota inesperadamente, é necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, serão exterminados. Projetá-la é também construir novas relações e consciências, pois a cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no cotidiano que a exercitamos, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os