Tutorial: Sistema Nervoso
FERNANDA MAGALHÃES; KARINA AMARAL;
MARGARETE BORGES.
TUTORIAL: SISTEMA NERVOSO
São Paulo
2009
1- Cite quais as funções do sistema nervoso.
O sistema nervoso é uma rede de comunicação formada por tecido nevoso, que é composto por neurônios e células da glia, interligado e distribuído pelo organismo. Este tecido é capaz de conduzir impulsos nervosos gerados através de estímulos que podem ser internos ou externos.
Tem grande importância no
eficiente funcionamento do corpo humano. Suas funções fundamentais são: Regular e coordenar as atividades das células de acordo com suas funções. Sejam elas motoras, psíquicas, viscerais ou endócrinas, fornecer comunicação entre os sistemas do corpo com a cooperação do sistema endócrino e contribuir na manutenção da homeostasia , através da regulação de pressão de O2 e CO2, teor de glicose, de hormônios e PH do sangue.
2 - Qual critério usado para fazer a divisão anatômica do sistema nervoso?
Divisão do sistema nervoso em critérios anatômicos:
Podemos afirmar que o sistema nervoso é um todo, pois sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, e muitas dessas partes estão intimamente relacionadas ao ponto de vista morfológico e funcional.
O sistema nervoso central está dividido em duas partes: Encéfalo e Medula espinhal. O encéfalo se divide em cérebro, cerebelo e tronco encefálico. O tronco encefálico por sua vez, divide-se em mesencéfalo, ponte e bulbo. O sistema nervoso periférico é dividido entre os nervos e gânglios, esses nervos podem ser espinhais ou cranianos.
Divisão do sistema nervoso com base em critérios embriológicos:
O prosencéfalo vai dar origem ao tencéfalo e ao diencéfalo, as duas regiões constituintes do cérebro. O rombencéfalo da origem ao metencéfalo (região constituinte do cerebelo e ponte) e ao mielencéfalo (região constituinte do bulbo). O mesencéfalo, por sua vez continua sendo mesencéfalo.
Divisão do sistema