linguagem de programação
É claro, nenhum - talvez algum - humano na face da terra iria programar um Skyrim ou mesmo um simples site da Web utilizando apenas 0 e 1. Isso seria extremamente cansativo e demorado. Pra isso que servem as linguagens de programação.
Pense em você e sua máquina. Você fala português, mas a sua máquina fala apenas binário. Entre você e a máquina está um intérprete, o compilador, mas ele só sabe binário e uma outra lingua - Java, por exemplo. Aprender a "falar" Java é muito mais fácil que aprender a "falar" binário. Isso porque Java possui muitas palavras em comum com o inglês,e você pode escrever instruções que você entende, como "imprima" ou "leia", ao invés de 001010001010101010. Assim, quando você quer se comunicar com a sua máquina e criar uma série de instruções para ela seguir, você escreve em Java para o compilador e ele traduz as instruções para a máquina, em binário. Isso é uma linguagem de programação.
Linguagens de programação podem ser catalogadas em dois tipos: de baixo nível e alto nível. Isso não quer dizer que uma é mais rica que a outra ou algo do tipo. Significa que uma está muito mais próxima da máquina do que a outra.
Vejamos Assembly, por exemplo. Assembly é uma linguagem de baixo nível e você pode usá-la para falar diretamente com o processador. Agora veja o seguinte algoritmo: pushbx movah,2 int21H popbx incbx Se você tivesse que chutar, saberia dizer pra que ele serve? Bem, ele faz parte de uma função para mostrar caracteres em uma tela. As instruções são dadas uma a uma para o processador (esse algoritmo faz parte de um