linguagem de programação
Este artigo focaliza em mostrar as diferentes formas de linguagens de programação e como eram utilizadas em décadas passadas, trazendo em si melhorias para o futuro, com o tempo foram surgindo vários tipos de linguagens de programação e cada uma designada para uma função determinada. Em particular é mostrado a Evolução das principais linguagens de programação, apresentando também alguns conceitos básicos de LP´´S. As características mudam muito entre as LP"s e estaria relacionado, por exemplo, a sua sintaxe e recursos e isso muda a uma grande velocidade levando a um estudo constante por parte dos desenvolvedores. Já os conceitos ou metodologia demoram, mudam a uma velocidade bem menor, onde dada uma metodologia as LP"s implementam suas características. Como exemplo a programação: estruturada, orientada a eventos e orientada a objetos.
Palavra chave: Aplicações cientificas, Programação de Sistemas, Fortran, Legibilidade
1. Introdução Os computadores são usados e, diferentes áreas, desde o controle de usina elétricas nucleares, a armazenagem de registros de talões de cheques. Por causa de varias utilidades foram desenvolvidas linguagens de programação com metas diferentes. Na década de 40 surgiram os primeiros computadores e foram inventados para aplicações cientificas, normalmente as aplicações cientificas tem estruturas de dados simples, mas tem um grande numero de computação aritméticas com números reais. As estruturas de dados mais comuns são as matrizes, foram inventadas linguagens de programações de alto nível para linguagens cientificas. A primeira linguagem de aplicação cientifica foi o Fortran. O Algol 60 e a maioria dos seus descendentes também se destinam a serem usadas nessa área, nas décadas de 50 e 60 Fortran é considerada a melhor linguagem de programação na área cientifica.
2. Desenvolvimento
Na década de 50, computadores começaram a ser usados para aplicações cientificas comerciais e foram utilizados equipamentos