A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Estudar a história da educação é muito importante para compreender os acontecimentos atuais.
Em cada tempo a educação atendeu a determinados objetos, que correspondiam a visões do homem e de mundo.
Tudo começou nos povos primitivos, onde a educação era informal, acontecia de forma natural e espontânea, passada de pai para filho através da pratica e da vivencia diária. A educação era instrumento central para a sobrevivência do grupo.
Depois dessa fase entra-se na época neolítica, onde nascem as primeiras civilizações agrícolas, os grupos se tornam sedentários, cria-se uma divisão de trabalho entre homens e mulheres. Nesse período tivemos uma revolução educativa. Produz o incremento dos locais de aprendizagem e de adestramento especifico, nas diversas oficinas artesanais ou algo semelhante.
No Egito a educação era privilégio das castas superiores, educação de classes. Geralmente existia um responsável pela educação, normalmente eram os escribas ou sacerdotes, a educação era baseada em livros sagrados, textos de leitura sapiencial.
Na Grécia a educação teve quatro períodos: Heroica (poemas homéricos), Cívica (Atenas e Esparta), Humanista (Sócrates, Platão e Aristóteles) e Helenística.
Figura 1 - A escola de Atenas, Rafael Sânzio. Fonte: www.historia-da-educacao.blogspot.com.br
Na Roma Antiga a educação tinha caráter pratico, familiar e civil, destinada a formar civis romanus, superior aos outros povos pela consciência do direito como fundamento da própria romanidade. Na família existia o papel central do pai, mas também da mãe, que agora era menos submissa. A mulher Romana era valorizada como mater famílias.
Figura 2 - Família Romana. Fonte: www.pedagogia.com.br Na Idade Média, a educação era para poucos, grande parte era analfabeta. A igreja era responsável pelo ensino, que acontecia nas escolas