029487131570
10852 palavras
44 páginas
A AGRICULTURA E A AGROECOLOGIAJUNHO – 2011
PARNAÍBA – PI
A AGRICULTURA E A AGROECOLOGIA
JUNHO – 2011
PARNAÍBA - PI
SUMARIO
1.0 HISTÓRICO DA AGRICULTURA
O aparecimento do homem sobre a superfície da Terra é identificado pelos seus feitos ao longo do tempo. Para sobreviver, este individuo dependia exclusivamente da caça, pesca e coleta de grãos e raízes. Utilizava, praticamente, todo o seu tempo nestas tarefas para garantir a sua subsistência. Durante todas as prolongadas Épocas Glaciárias, foi um coletor de alimentos que se deslocava em função da existência dos mesmos na natureza. Vivia em pequenos grupos ou comunidades. Eram nômades, e por isso imigravam para os campos férteis, pois estavam limitados em seus tamanhos pelo alimento existente e pela possibilidade de acessá-lo.
A agricultura nasceu há aproximadamente dez mil anos quando o homem começou a plantar, cultivar e aperfeiçoar ervas, raízes e árvores comestíveis pela seleção. Nesta mesma época, começou a domesticar e colocar sob a sua dependência certas espécies de animais, em troca de alimento e da proteção que podia oferecer. Com a agricultura o homem passava de coletor a produtor de alimentos. (CHILDE, 1981)
Na base alimentar das primeiras aldeias agrícolas estavam presentes: cereais, como o trigo e a cevada; animais como gado, carneiros, cabras e porcos. As principais parcelas dessas civilizações históricas estavam localizadas nos vales dos rios Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotânia) e Indo (Índia).
Neste período histórico (o nascimento da agricultura), as variações climáticas ainda eram significativas, fato que, aliado com a precariedade de instrumentos e de conhecimentos, tornava a atividade de produção de alimentos altamente penosa, onde participava toda a