SÍNDROME DE DOWN: DA INFÂNCIA À VIDA ADULTA, COMO VENCER OBSTÁCULOS
FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO.
GISLANE SOUZA CORREA
SÍNDROME DE DOWN: DA INFÂNCIA À VIDA ADULTA, COMO VENCER OBSTÁCULOS
PIRASSUNUNGA– SP
2010
GISLANE SOUZA CORREA
SÍNDROME DE DOWN: DA INFÂNCIA À VIDA ADULTA, COMO VENCER OBSTÁCULOS
Monografia apresentada como pré-requisito de conclusão do curso de Pós Graduação em Educação Especial e Inclusão, para a obtenção do Certificado de Especialista.
Orientadora:
Profª Dra. Cibele Cristina Boscolo
PIRASSUNUNGA– SP
2010
DEDICATÓRIA
A Deus pela vida, aos meus familiares, que sempre acompanharam meus passos e incentivaram a minha conquista. Aos colegas de curso pela companhia e apoio e aos estimados professores pela dedicação de sempre.
AGRADECIMENTOS
A minha família pelo incentivo, amor incondicional e cuidado comigo todo o tempo do curso.
Aos professores pelo carinho, dedicação e atenção.
Aos colegas pela troca de experiências, amizade e companheirismo.
E finalmente a Deus por permitir esta grande oportunidade em minha vida.
"A maior limitação para que os portadores de Síndrome de Down se tornem adultos integrados, produtivos, felizes e independentes não é imposta pela genética, mas sim pela sociedade". (Cláudia Werneck)
RESUMO
Educar uma criança para que ela seja um adulto feliz e capaz, não é uma tarefa fácil. Ainda mais se esta criança for portadora de alguma necessidade especial como a Síndrome de Down. O desafio é bem maior, depende da determinação, carinho, estimulação, respeito e acima de tudo amor por parte de quem cuida desse ser tão frágil. Apesar de a criança portadora da Síndrome de Down ter muitas limitações, não quer dizer que ela não seja capaz de realizar atividades como as outras crianças. É necessário respeitar seu ritmo