Síndrome de Burnout
A doença é estudada como mais um dos diversos problemas relacionados ao trabalho, a exemplo do estresse, do esgotamento, a falta de repouso e lazer e adversidades no modo de vida, estando classificada no Código Internacional de Doenças (CID-10) sob o código Z73.
Sintomas Os sinais e sintomas nos estágios iniciais da Burnout são praticamente os mesmos do estresse e da depressão, mas ainda não está caracterizada a síndrome, pois esta só se efetiva nos estágios mais avançados. Apresenta características próprias que a diferenciam de outras doenças, tais como o estresse e a depressão. Os sinais e sintomas da doença estão divididos em quatro estágios, assim facilitando o entendimento da evolução da doença.
1º estágio: A vontade em ir ao trabalho fica comprometida; ausência crescente e gradual de ânimo ou prazer em relação às atividades laborais; surgem dores genéricas e imprecisas nas costas e na região do pescoço e coluna; em geral, o profissional não se sente bem, mas não sabe dizer exatamente o que possa ser.
2º estágio: As relações com parceiros e colegas de trabalho começam a ficar tensas, perdendo qualidade;