estudos socioculturais
Sistema digestivo Digestão de amidos: Parte da digestão dos amidos começa na boca. A ingestão se torna mais agradável se a saliva dissolver as substâncias responsáveis pelo paladar e sabor, assim permitindo que elas atinjam os receptores sensoriais apropriados. Davies et al. (2002)
Glândulas parótidas: São as maiores situam-se abaixo e anterior ao ouvido, seus ductos abrem-se na boca na superfície interna da bochecha, do lado oposto aos segundos molares superiores. Davies et al. (2002)
Glândulas submandibulares: Encontram-se abaixo da mandíbula, seus ductos abrem-se no assoalho da boca, sob a língua. Davies et al. (2002)
Glândulas sublinguais: São menores, localizadas no assoalho da boca, posterior à linha média da mandíbula, abrindo-se em muitos ductos pequenos diretamente na cavidade bucal e no ducto submandibular. Davies et al. (2002)
Fases da secreção salivar
Além da salivação que acontece quando o alimento está na boca, muitas vezes acontece a salivação antes que o alimento chegue na boca, isto é, quando a pessoa está pensando ou sentindo o cheiro de comida apetitosa, continua a ocorrer a salivação mesmo após o alimento ter sido deglutido. A secreção salivar pode ser dividida em 3 fases:
Fase psíquica: Faz com que a boca fique pronta para receber o alimento e participa da secreção de saliva quando o alimento é apresentado à boca.
Fase gustativa: Fornece a saliva que é misturada com o alimento durante a mastigação.
Fase gastrointestinal: Prolonga a secreção da saliva até depois do alimento já estar sendo armazenado no estômago.
Davies et al. (2002)
Secreções gástricas
A alimentação humana geralmente é em forma de poucas refeições grandes. O alimento é armazenado no estômago após uma refeição, ele é então encaminhado lentamente aos intestinos, em uma velocidade na qual o alimento poça ser processado. No estômago ele está sujeito à digestão e à liquefação preliminar, para formar o quimo. As secreções do estômago