Sindrome de burnout
Uma análise sobre a síndrome de Burnout: seus efeitos na profissão docente
MACEIÓ/ALAGOAS
2009
Tiziane Pereira da Silva
Uma análise sobre a síndrome de Burnout: seus efeitos na profissão docente
Monografia apresentada como requisito final à obtenção do Título de especialista no Curso de Pós-Graduação, Especialização em Docência do Ensino Superior, do Centro de Estudos Superiores de Maceió, da Fundação Educacional Jayme de Altavila, orientada pela profª Msc. Rosiane Maria Barros Santos.
MACEIÓ/ALAGOAS
2009
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar agradeço a DEUS que me deu a graça e saúde proporcionando condições para desenvolver esse trabalho. Aos meus familiares que com paciência e dedicação me apoiaram dando assim coragem e disposição para continuar seguindo em frente com os meus objetivos. Em especial ao meu esposo que sempre me estimulou e ajudou para que este trabalho chegasse ao fim. E minha sobrinha, que realizou a revisão do texto, sempre paciente e disposta. A minha orientadora Prfª Ms. Rosiane Maria Barros Santos, por sua dedicação e buscando sempre transmitir otimismo para o final deste trabalho, sem a força e cobrança tenho certeza que este trabalho não teria chegado ao fim.
Muito Obrigada
DEDICATÓRIA
Dedico a todos os professores que venham a desenvolver a síndrome de Burnout ou que se encontrem em algum estágio da síndrome.
RESUMO
A síndrome de burnout é uma consequência a prolongados níveis de estresse no trabalho e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal. Esta revisão da literatura teve como objetivo identificar quais os fatores que levam os professores a desenvolverem a síndrome de burnout que se pode enumerar como sendo a desvalorização profissional com os baixos salários, super-lotamento