Síndrome da Alienação Parental
UNIP
APS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
CONCEITO DE SAP 3
QUAL A ORIGEM DA EXPRESSÃO SAP 3
COMENTÁRIO SOBRE A LEI N° 12.318 DE 26/08/2010 4
CONCEITO LEGAL DA LEI 12.318/2010 5
PESSOAS ENVOLVIDAS 5
AMPLITUDE DA ALIENAÇÃO PARENTAL 6
DIREITOS PROTEGIDOS 6
CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME ALIENAÇÃO PARENTAL 8
CONSEQUÊNCIAS DA SAP SOBRE AS CRIANÇAS 9
CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS 10
DADOS ESTATÍTICOS 12
COMO IDENTIFICAR UM GENITOR ALIENADOR E UMA CRIANÇA/ADOLESCENTE ALIENADA 13
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
O presente trabalho monográfico abordará sobre a Síndrome da Alienação Parental e a importância de ser ela identificada e tratada antes mesmo da concretização do divórcio. Trata-se de um assunto novo, bastante comum entre as famílias, mas pouco conhecido pela maioria da população, seus efeitos e consequências são devastadores, geralmente ocorre quando casais separam-se e disputa a guarda dos filhos, ruptura essa que por alguma razão traz para um dos cônjuges o sentimento de raiva, o que o faz usar seu próprio filho como instrumento de vingança (genitor guardião).
No primeiro momento, se analisará a origem da expressão SAP (Síndrome da Alienação Parental), o seu significado e a importância da Lei 12.318 de 26/08/2010, que veio em boa hora, de forma a facilitar a intervenção judiciária e atender o melhor interesse da criança ou adolescente, na condição de buscar inibir ou atenuar os efeitos nocivos da alienação parental.
Após esta analise, serão verificados os elementos legais desta Lei e sua funcionalidade junto a SAP, o conceito legal da lei bem como a identificação de pessoas envolvidas neste processo.
No assunto, também será abordado à questão da amplitude da alienação