estudo de caso
1. Escreva sucintamente a biografia de Henri Fayol.
R: Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford.
Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Só foi traduzida para o inglês em 1949.
Fayol sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava.
2. Fayol distinguiu seis funções empresariais como o conjunto de operações que toda a empresa possui. Cite e comente detalhadamente cada uma dessas funções.
R: Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
Segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
Contábeis, relacionadas com