símbolo da fisioterapia
Esse símbolo tem por objetivo ajudar a identificar a profissão, seprando-as das demais e tornando-a única e distinta. Esse símbolo deve ser considerado como um todo, NÃO PODENDO, PORTANTO, ser alterado em suas formas, proporções e cores.
O significado da simbologia, segundo Tribuzy:
- A serpente (na Fisioterapia são 2, entrelaçadas no raio de cima para baixo, uma delas da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda) é, há milênios, associada a sabedoria e a transmissão e utilização do conhecimento apreendido de forma sábia. Serpentes representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça, sede de toda a concentração vital. Estão entrelaçadas para demonstrar o elo entre os atributos de natureza humana, social e profissional.
- O raio, com seu brilho intenso, é uma forma, utilizada desde a antiguidade para transmitir e identificar, de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida. O raio entre as serpentes remete a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia (técnicas elétricas) e sua cor amarela significa luz, claridade.
- A cor verde simboliza a saúde.
- O camafeu está relacionado a capacidade mística de atrair saúde e boa sorte.
- Anel: Na Grécia e Roma, os anéis eram ofertados como símbolo de honra e louvor por serviços prestados. Nas profissões, os anéis representam os graus, ou seja, evidenciam a qualificação em determinado campo do conhecimento.
Suas combinações nos remetem a um estado harmônico necessário à reflexão de tudo o que propomos), cuja aura é violeta e que tem a capacidade de transmutar a doença em saúde.
Esse conjunto de símbolos, foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação, representando o fisioterapeuta como um