historia da fisioterapia
Centro de Ciências da Vida e da Saúde
Fisioterapia e Atenção à Saúde I
História da Fisioterapia no Brasil e no Mundo
Símbolo e cores da Fisioterapia
Pelotas, 31 de outubro de 2013.
A fisioterapia foi regulamentada como profissão de nível superior em 13 de outubro de 1969. De acordo com o Decreto-Lei 938/69, que definiu a ocupação do fisioterapeuta e os limites do seu trabalho, na Lei 6.316/75 foi criado o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e também a Lei 8.856/94 com as Resoluções do COFFITO. Estas definições e órgãos fiscalizam e garantem o exercício da profissão.
A Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. O profissional fisioterapeuta prescrever as condutas fisioterapêuticas, trata e acompanha a evolução do quadro clínico funcional e o desenvolvimento do paciente.
Conforme COFFITO, o Fisioterapeuta é profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.
Para o exercício da atividade profissional de Fisioterapeuta no país, é exigível além da formação em curso universitário superior, o registro do seu título no Conselho Profissional da categoria. A atividade profissional só é permitida após o trâmite processual e a concessão de Carteira de Identidade Profissional de Fisioterapeuta (Lei nº 6.316/75).
De acordo com a RESOLUÇÃO nº 232, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2002
(D.O.U. Nº 40,