resenha obesidade e diabete
CURSO: BIOMEDICINA
DISCIPLINA: BIOQUIMICA
PROFESSOR: DIEGO SAMPAIO
SEMESTRE: II
ALUNOS: ANA CLARA SOGLIA E CARLA GALVAO
Resenha critica - A relação entre Dislipidemia e Diabetes Mellitus tipo 2
Pereira, Renata. A relação entre Dislipidemia e Diabetes Mellitus tipo 2. Cadernos UniFOA. Volta Redonda, Ano VI, n. 17, dezembro 2011. Disponível em: http://www.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/17/101.pdf
Autora, Renata Pereira pós-graduada em Bioquímica pelo (UGB) Centro Universitário Geraldo Di Biase, localizado em Volta Redonda, RJ, e atualmente trabalha na santa casa de misericórdia de barra mansa Volta Redonda Rj.
No distinto artigo ela retrata a idéia de relação entre a dislipidemia e a DM2, (diabetes mellitus tipo 2) identificando a melhor maneira para o tratamento e prevenção destas doenças.
Segundo a autora, O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença crônica caracterizada por defeitos da ação e na secreção da insulina, podendo ocorrer em indivíduos de qualquer idade, mas pode ser diagnosticado em idades mais avançadas.
A obesidade e o DM2 são doenças que causam resistência à insulina, caracterizada pelo aumento na produção de glicose, hipertrigliceridemia e lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), associados à redução da lipoproteína de alta densidade (HDL) e elevação na lipoproteína de baixa densidade (LDL). A aterosclerose possui um dos principais fatores de riscos a dislipidemia que é causada pela elevação de colesterol na corrente sanguínea. A melhor maneira de tratar e prevenir a dislipidemia e os DM2 é praticando atividades físicas, obtendo hábitos alimentares mais saudáveis, evitando fumo e bebidas alcoólicas e fazendo o uso de medicamentos adequados.
O estudo mostra que a DM2 e a dislipidemia, estão intimamente relacionadas pois quanto mais gordura no organismo, mais aumenta o nível de glicose e de lipídeos no sangue. Isso leva ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares que vêm