1 Historia da Fisioterapia
Prof. Rodrigo Azevedo
ETIMOLOGIA:
PHYSIOTHERAPY = FISIOTERAPIA
PHYSYO: Agentes Naturais
THERAPY: Cuidado/tratamento/terapia
FISIOTERAPIA - DEFINIÇÕES:
Dicionário L. Portuguesa: “Tratamento das doenças por agentes físicos”.
Dicionário Médico: Tratamento com a utilização de agentes físicos naturais ou artificiais, como a água, eletricidade,radiação luminosa, frio, calor. Vale-se também da atitude do repouso, do movimento.
Resolução – COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Ciência aplicada tendo por objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas.
Objetivos:
Preservar, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função.
Promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo, visando melhora da sua qualidade de vida.
ORGANIZAÇÃO
COFFITO CREFITO
Fisioterapia
Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, dos órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
Fisioterapeuta
Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei