2 Reabilita o f sica e qualidade de vida
Prof. Rodrigo Azevedo
Conceitos
CONCEITO DE SAÚDE:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença (WHO, 1946).
CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA:
A OMS reuniu especialistas de várias partes do mundo, que definiram qualidade de vida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (The WHOQOL Group, 1995).
REABILITAÇÃO
A habilitação e reabilitação visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência.
Permite ao indivíduo o retorno às suas atividades normais pela recuperação total ou parcial de suas funções intelectuais ou psicológicas ou físicas perdidas por trauma ou doença.
Trata-se portanto de um processo multiprofissional visando à reinserção biopsicossocial do paciente: medicina; odontologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social. entre outras.
Ao final do processo, é considerado: recuperado o indivíduo que consegue recuperar movimentos e funções perdidas, porém não consegue retomar o desempenho social anterior, apesar de funcionalmente habilitado.
Edson Cholbi Nascimento, o Edinho - afastamento por lesão no ligamento cruzado anterior do joelho; reabilitado o indivíduo recuperado total ou parcialmente que consegue retornar à sua função social de origem, igual ou próximo ao desempenho anterior ao acidente ou doença.
Ronaldo Luis Nazário de Lima, o "Fenômeno“ - lesão do tendão patelar antes da Copa de 2002;
Herbert Vianna, d' Os Paralamas do Sucesso - paraplegia;
Lars Grael, iatista - amputação de uma das pernas. readaptado o indivíduo não recuperado e não reabilitado, porém