Historia da fisioterapia
INTERDISCIPLINARES NA SAÚDE 1
Autora Giustina, Bianca D. 2 l
Orientador Leonel, Vilson 3 o
Resumo
A pesquisa faz um levantamento da história da fisioterapia na história geral e na história do Brasil, discorre sobre a regulamentação da profissão no Brasil e apresenta uma breve discussão sobre o conceito de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, situando sua importância no contexto da saúde. A investigação, de natureza bibliográfica, identifica os principais equívocos cometidos durante o surgimento, caracterização e regulamentação da fisioterapia e da profissão de Fisioterapeuta. Os obstáculos enfrentados pela ciência e pelo profissional, no decorrer dos tempos, limitaram o campo de atuação e impediram uma ascensão mais rápida e eficiente no atendimento à população, bem como, o real reconhecimento do profissional que, considera-se, é tão importante quanto outros profissionais que atuam na área da saúde.
Palavras-chave: História da fisioterapia, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, legislação. 1
Trabalho de Conclusão de Curso de Fisioterapia como pré requisito à obtenção do título de bacharel em Fisioterapia;
2
Formanda do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina;
3
Professor Especialista da Universidade do Sul de Santa Catarina.
1
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende elucidar as principais questões que constituíram grandes barreiras ao exercício pleno, efetivo e eficaz da profissão de Fisioterapia no
Brasil, em especial no que diz respeito à área e à forma de atuação do fisioterapeuta. As circunstâncias históricas, a tradição no trabalho em Saúde voltado para a utilização de técnicas para o tratamento da doença e não para a manutenção de um estado saudável e as próprias diretrizes das atividades científicas no país somam-se aos fatores restritivos da profissão.
Assim, parece óbvia a necessidade de um exame do objeto de trabalho