SWOT
PROFº RENATA PORTO CHAVES
DICIPLINA: PLANEJAMENTO DE CENÁRIO LOGÍSTICOS – PCL
ALUNO: JOEL ADELINO DOS SANTOS MATR: 01134497
ANALISE SWOT
Para montar a matriz SWOT, analise primeiro o ambiente interno de sua empresa, ou seja, verifique e escreva num papel quais são suas Forcas e Fraquezas.
FORÇAS: Está relacionado às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Não somente sobre o produto, mas de uma forma geral. Para ajudar a definir as Forças, algumas perguntas podem ser feitas:
– O produto é diferente dos outros? Tem maior vantagem competitiva? (Óbvio que sempre achamos nosso produto melhor, mas seja sincero nessas respostas)
– O preço é competitivo?
– A qualidade do produto é melhor?
– A empresa é capitalizada?
– A distribuição é mais eficiente?
– O pós-venda é eficiente?
– O staff conhece bem o que vende?
– Os controles são satisfatórios?
FRAQUEZAS: As fraquezas de uma empresa estão diretamente relacionado às desvantagens dela. As mesmas perguntas que foram feitas para as FORÇAS podem ser feitas para definir essa etapa. Geralmente, gasta-se um tempo para “digerir” uma fraqueza quando ela é detectada e ninguém havia visto antes. Por isso, nessa etapa a sinceridade das análises é essencial.
OPORTUNIDADES: É tudo aquilo que influencia positivamente a empresa, mas que você não tem controle sobre a atuação. Como exemplos, temos a atuação governamental em algum setor, índices econômicos e qualquer outro fato que influencie diretamente o mercado de atuação da empresa. No ramo de Coworking, por exemplo, o “boom imobiliário” nos últimos anos elevou os preços dos imóveis surgindo uma oportunidade para quem deseja compartilhar os custos de uma estrutura, diminuindo-os. Outro exemplo interessante é a ascensão das classes sociais no Brasil, que certamente trouxe- oportunidade para vários ramos de atividade.
Para determinar as oportunidades de sua empresa será necessário uma