O que diabetes
Diabetes é uma mudança da sua química interna que resulta em um excesso de glicose no sangue. A causa é deficiência do hormônio insulina.
Diabetes mellitus (insulina dependente) DMID, também chamada de TIPO 1, ocorrendo geralmente em pessoas jovens, que passam a necessitar de injeções diárias de insulina.
-falta completa da produção de insulina. Não existe controle da glicose no sangue
Diabetes mellitus (não insulina dependente) DMNID, chamada de TIPO 2, relacionada com a idade ou início da maturidade é mais comum na meia-idade em idosos e pode ser controlada com comprimidos ou somente com uma dieta.
Sintomas: sede, desidratação, grande quantidade de urina, infecção do trato urinário, perda de peso, cansaço e fadiga e visão embaçada.
Não há cura para o diabetes e o tratamento para o controle desta doença e necessário por toda vida.
Desenvolvimento:
O diabetes pode ser controlado por três maneiras principais:
-Comprimidos:(usados no controle do diabetes tipo 2)
-insulina:
É um hormônio produzido através das ilhotas beta do pâncreas (são um grupo especial de células do pâncreas que produzem insulina, agem como importantes reguladores do metabolismo de açúcar). Responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), e promover o ingresso de glicose nas células.
-Dieta:
O tratamento do diabetes com dieta significa mais seguir um plano de alimentação sadia. Isso se aplica a todos os tipos de diabetes.
No caso do tipo 1 é necessário balancear a ingestão de alimentos com as injeções de insulina
Criar o abito de fazer refeições a intervalos regulares, será mais fácil controlar a glicose sanguínea. Basicamente deve-se fazer uma refeição ou um lanche a cada três ou quatro horas.
Café da Manhã:
-leite desnatado ou semidesnatado
-Adoçante no lugar no açúcar
-Careais fibrosos, tais como mingau de aveia, farelos e flocos, trigo moído
-Pão integral ou com grãos
-Pastas (tipo das usadas para espalhar em pães) poli ou monossaturadas
-Geleias