geo tribo
A África subsariana ou subsaariana corresponde à região do continente africano a sul do Deserto do Saara, ou seja, aos países que não fazem parte do Norte da África.
A palavra subsariana deriva da convenção geográfica eurocentrista, segundo a qual o Norte estaria acima e o Sul abaixo (daí o prefixo latino sub).
A África Subsaariana é a região do continente africano situada ao sul do Deserto do Saara. Não é uma divisão política, mas apenas um termo usado como referência aos países que possuem maior parte da população negra neste continente. No passado, era muito usado o termo “África Negra” para esta região, em oposição a “África Branca”, composta pelos países ao norte do Deserto do Saara. Porém, estes termos estão caindo em desuso. Principais características dos países da África Subsaariana: - Maioria da população composta por negros;
- A maior parte dos países possui economia subdesenvolvida;
- Presença de conflitos políticos, principalmente de caráter étnico.
- Grande diversidade étnica, cultural, linguística e religiosa. Outros dados e informações geográficas: - Ponto mais elevado: monte Kilimanjaro com 5.895 metros. - Principais rios: Congo, Nilo, Limpopo, Zambeze, Níger e Senegal. - Clima: -O clima tropical predomina na maior parte da África, tanto na zona tropical, úmida no verão e seca no inverno, quanto na zona equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.Nos grandes desertos, como o Saara e o Kalahari, as temperaturas são altas de dia e baixas à noite. Nos extremos norte e no sul do continente encontram-se estreitas regiões de clima ameno, de tipo mediterrâneo.
- Vegetação: florestas equatoriais na região central e centro-oeste; florestas tropicais (ao sul da vegetação equatorial); savanas (ao sul das florestas tropicais); vegetação mediterrânea (litoral sul da África do Sul). - Fauna (exemplos de algumas espécies animais): elefante, leão, gazela, gorila, zebra, rinoceronte, hiena, girafa, leopardo,