a cultura indigena
Geovani Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em geografia (GEO 148) Estrutura e Funcionamento do Ensino
30/11
/2013
RESUMO
O objetivo do trabalho é apresentar as questões indígenas tais como divisões de terras e maneiras de cultivo, salientando que a população mundial vem aumentando colocando assim em risco as terras e comunidades indígenas que sofrem cada vez mais ataques por possuírem terras altas mente produtiva, não se esquecendo de valorizar suas culturas.
Palavras-chave: Cultura; Diversidade; Igualdade.
1 INTRODUÇÃO
O dia do índio e comemorado no dia 19 de abril, neste dia lembramo-nos dos índios, nas nossas escolas, fazem cartões colocam um cocar na cabeça das crianças , pinta seus rostos fazem brincadeiras de índios. Enfim dão o parecer que ser índio ou conviver com essa cultura e uma coisa fácil. Esquecem que a realidade e bem outra.
Pois desde o momento em que os europeus descobriram a America ouve conflito pois os europeus achavam a cultura indígena um tanto grosseira, e acreditavam que eram superiores a eles, desta maneira os dominavam e os escravizavam. Os europeus usavam da força e amas que tinham na época ou ate mesmo eram capazes de transmitir doenças para dizimar com as tribos indígenas.
Desta maneira foi a convivência do homem branco com o indígena por séculos, tudo pela ganância e a vontade de adquirir mais poder do homem branco, pois aumentando seu número de terras, aumenta sua produtividade e assim aumenta seu poder aquisitivo posteriormente aumentando seu poder sob as classes de menor poder.
2 CULTURA INDIGENA
O dia 19 de abril foi datado o dia do índio em 1943 pelo presidente brasileiro Getulio Vargas com o decreto lei 5.540. Esta dada foi escolhida por que no ano de 1940 foi realizada no México o primeiro congresso indigenista interamericano. Varias lideranças indígenas foram convidadas, mas como os índios tinham medo da repressão muitos não compareceram