questões
1) Por que a grande arrancada industrial da Alemanha aconteceu a partir de 1871?
Porque 1871 marca a unificação político-territorial da Alemanha com a constituição do Segundo Reich. A unificação territorial significou também uma unificação econômica. Surgiu um grande mercado consumidor, sem barreiras para a circulação de produtos e capitais, com uma moeda única, uma política econômica válida para o território inteiro, e uma legislação fiscal e trabalhista única. Enfim, a unificação política criou condições econômicas para um grande processo de acumulação de capitais, que antes era dificultado pela fragmentação territorial.
2) Por que a Alemanha, ao contrário do Reino Unido e da França, não dispunha de muitas colônias?
A Alemanha não tinha muitas colônias porque se unificou tardiamente. Assim, enquanto o Reino Unido e a França estavam conquistando territórios, a Alemanha ainda estava empenhada na unificação de seu território. Quando se lançou à conquista de territórios externos, no final do século XIX, o mundo já estava praticamente todo dividido entre as principais potências européias.
3) Qual a principal razão para a Alemanha ter sido o pivô das duas guerras mundiais?
Tanto na 1ª quanto na 2ª Guerra, a Alemanha foi o pivô dos conflitos mundiais pelo mesmo motivo. As guerras foram resultado do expansionismo alemão, com base na noção de “espaço vital” formulada por Friedrich Ratzel. Era o Estado militarista alemão empenhado em conquistar os territórios necessários para viabilizar sua expansão capitalista, seu crescimento industrial e seu fortalecimento político.
4) Explique sucintamente o que aconteceu como o território alemão após a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
Após a 1ª Guerra, a Alemanha perdeu vastos territórios, como a Alsácia, a Lorena e o Sarre, para a França. Perdeu também territórios para a Polônia, com a criação do corredor polonês, isolando a Prússia Oriental. Além de